Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante! ( Paulo Freire)

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Planejamento de Aula: Paisagens do campo e da cidade.

 Cursista: Nair Silva 

Ativide 2.5 A – Criação de atividade com hipertexto
Plano de aula: Paisagens do campo e da cidade.

Objetivos Geral:

Paisagem, campo, cidade, urbano, rural



 Objetivos Específicos:


a) Identificar, descrever e comparar os elementos de origem natural e cultural que configuram as diferentes paisagens.
b) Observar, descrever e analisar elementos de paisagens urbanas e rurais em pinturas, fotografias, desenhos e ilustrações.

Ano
4º e 5º ano

Tempo estimado
Duas aulas de 50 minutos

Material necessário:
Texto de apoio ao professor

Imagem do campo e da cidade

Computador;

Data show;

Lápis, borracha, caderno...




Desenvolvimento das atividades:

1º momento:

Em circulo na sala de tecnologia. Conversar com os alunos sobre os espaços que eles costumam freqüentar. Apresentar no data show  imagens de paisagem do campo e da cidade. Solicitar  que em dupla  os alunos  pesquisem  esses espaços no site: Wikipédia deixando-os à vontade e em aberto o comentário entre a dupla sobre as imagens visualizados.

2º momento:
Em seguida, peça aos alunos que contem para os colegas os espaços  que pesquisaram e comentem com o grupo os espaços que eles tiveram a oportunidade de conhecer ou visitar, seja na cidade ou no campo.
Depois, proponha que identifiquem quais elementos são de origem natural e quais foram criados pelos grupos humanos em cada uma delas. Essas informações deverão ser organizadas em um quadro com duas colunas e algumas linhas, utilizando o caderno.

Avaliação:

Avaliar a aprendizagens dos alunos, levar em conta toda a produção realizada ao longo da seqüência didática, como as atividades desenvolvidas  e os trabalhos realizados em grupos.



ANEXO:

Algumas imagens que serão apresentadas no data show:
Imagens retirada da net:



2º Planejamento



Plano de aula: Pesquisa de busca e criação de  hipertexto



Tema: Festas juninas





O que o aluno poderá aprender com esta aula?

Em relação ao processo de aprendizagem o aluno está sempre em busca do conhecimento, sendo necessario que ele esteja em contato com as tecnologias aprendendo suas funções, intergindo com o mundo pela internet.



Objetivos gerais:

Estimular a pesquisa na Wikipédia e criação de hipertextos para garantir aos estudantes o acesso à informação e  ampliação do seu conhecimento as festas juninas.


Objetivos Específicos:
 
a) Aprofundar os conhecimentos sobre as festas juninas;


b) Analisar e pesquisar  elementos apresentados  nos videos para enriquecimento do conhecimento.

c) Criar hipertextos ampliando os conhecimento e aprendizagem das tecnologias de recurso.

Ano: 4º e 5º ano

Tempo estimado: quatro aulas de 50 minutos

Material necessário:
Texto de apoio ao professor

videos

Computador;

Data show;

internet.



Desenvolvimento das atividades:


1º momento na sala de tecnologia.

Dispor os alunos em uma roda para que um clima de diálogo seja criado. O professor faz alguns questionamentos às crianças sobre os conhecimentos prévios, sobre as festas juninas que acontece no mês de junho, ou  julina se acontecer em julho e agustina se acontecer no mês de agosto. Se já participaram da dança? Se sabem a origem da dessa cultura? Se veem as diferenças entre as festas juninas de outros estados para a região onde vive? Etc.


Passar videos com imagens de apresentações de dança tipicas dessas festas.


2º momento:
  Dividir a turma em grupo

 Solicitar  que em grupo  os alunos  pesquisem  no site: Wikipédia sobre as festas juninas.

A pequisa deve ser levantada abrangendo: origem, cultura, trazes, comidas tipicas, danças, etc.

Pesquisar também em outros sites de busca de informações sobre as maiores festas juninas existentes e onde existem.


3º momento:
os alunos farão uma produção de texto no editor de texto, sobre  os conhecimento obtidos sobre o tema e relatando as importâncias da tecnologia para o aprendizado obtido e as dificuldades para o acesso.



 Criar herpertextos para o texto. Lembrando que o tema será: Festas juninas.

Explicando os passos para a criação do hipertexto no texto do aluno.

Pedir que salve o texto.


4º momento:

Utilizar o impress para a criação de slide sobre as festas juninas.

O slide deve conter : plano de fundo, figuras, animações.



Avaliação:

Avaliar a aprendizagens dos alunos, em todo o contexto, quanto à produção e participação realizada ao longo da seqüência das atividades proposta desenvolvidas.





Cursista: Nair Souza da Silva                                                                       

Curso: Proinfo II Ensinando e Aprendendo com as TICs  Tecnologia e Mídias Digitais

Fichamento: Disciplina: Historia

Justificativa: Com o uso de tecnologias e midias digitais, os alunos chegarão mais rico na aprendizagem do conecimento que buscam na Pré História, em todo a extensão do conteúdo.

Tecnologias:
Conteúdo:
Metodologia:

·         Televisão;
·         Vídeo;
·         Computador;
·         Internet;
·         Data show


·         A Pré Historia:
·         Sujeito, fontes tempo;
·         Origem do mundo aos homens da caverna:
·         Dos Australopitecus aos humanos;
·         O períodos: Austrolopitecus, Paleolítico e Neolítico.



·         O professor fará a explicação da introdução da Pré Historia, relatando a importância dos historiadores para o conhecimento que se têm hoje sobre a Pré Historia.
·         Apresentar vídeos aos alunos, com a visualização de imagens terão melhor aprendizagem sobre o tema;
·         Utilizar a sala de tecnologias para fazer a pesquisa sobre as civilizações, modo de vida, cultura, etc;
·         Os alunos farão slides sobre os povos:
Austrolopitecus, Paleolítico e Neolítico.
·         Apresentar os slide à sala.                                 

 
Cursista: Nair S. Silva

  

Tutora: Marilu



Atividade: O PAPEL DO EDUCADOR E AS MUDANÇAS OCORRIDAS COM A         INSERÇÃO DA TECNOLOGIA NA SALA DE AULA



Mudanças que um computador trás em na sala de aula

   

O computador em sala de aula trouxe mudanças na forma de ensinar. Quando bem utilizada, pode ser uma boa fonte de informação permitindo aos envolvidos uma interatividade, chama a atenção e incentiva, fazendo com que a participação dos alunos seja mais completa, estimulando discussões. Essas inovações tecnológicas facilitam o trabalho do educador como mediador do conhecimento desde que acompanhamos esses avanços tecnológicos para tornar nossas aulas mais interessantes e produtivas saindo das mesmices.



Vale destacar que com a utilização das novas tecnologias o acesso as informações tornam-se cada vez mais rápida e dinâmica, O aluno tem, oportunidade de aprender bem mais com a utilização online e com a visualização de vídeos, o que antes só era possível através do livro didático às vezes deixando duvidas. Sem esses mecanismos antes não era possível, por exemplo: Ampliar os contatos entre as pessoas com tanta facilidade, interagir, obter informação e conhecimento com rapidez e aumentar o fluxo e troca desse conhecimento.



Lembrando que a tecnologia trás muitos benefícios, modifica, moderniza diversifica a forma de aplicar o ensino, mas não substitui o educador que precisa estar atento ao usá-la, planejando e orientando sempre.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário