Cursista: Nair Silva
Ativide 2.5 A – Criação de atividade com hipertexto
Plano de aula: Paisagens do campo e da cidade.Objetivos Geral:
Paisagem, campo, cidade, urbano, rural
Objetivos Específicos:
a) Identificar, descrever e comparar os elementos de origem natural e cultural que configuram as diferentes paisagens.
b) Observar, descrever e analisar elementos de paisagens urbanas e rurais em pinturas, fotografias, desenhos e ilustrações.
Ano
4º e 5º ano
Tempo estimado
Duas aulas de 50 minutos
Material necessário:
Texto de apoio ao professor
b) Observar, descrever e analisar elementos de paisagens urbanas e rurais em pinturas, fotografias, desenhos e ilustrações.
Ano
4º e 5º ano
Tempo estimado
Duas aulas de 50 minutos
Material necessário:
Texto de apoio ao professor
Imagem do campo e da cidade
Computador;
Data show;
Lápis, borracha, caderno...
Desenvolvimento das atividades:
1º momento:
Em circulo na sala de tecnologia. Conversar com os alunos sobre os espaços que eles costumam freqüentar. Apresentar no data show imagens de paisagem do campo e da cidade. Solicitar que em dupla os alunos pesquisem esses espaços no site: Wikipédia deixando-os à vontade e em aberto o comentário entre a dupla sobre as imagens visualizados.
2º momento:
Em seguida, peça aos alunos que contem para os colegas os espaços que pesquisaram e comentem com o grupo os espaços que eles tiveram a oportunidade de conhecer ou visitar, seja na cidade ou no campo.
Depois, proponha que identifiquem quais elementos são de origem natural e quais foram criados pelos grupos humanos em cada uma delas. Essas informações deverão ser organizadas em um quadro com duas colunas e algumas linhas, utilizando o caderno.
Em seguida, peça aos alunos que contem para os colegas os espaços que pesquisaram e comentem com o grupo os espaços que eles tiveram a oportunidade de conhecer ou visitar, seja na cidade ou no campo.
Depois, proponha que identifiquem quais elementos são de origem natural e quais foram criados pelos grupos humanos em cada uma delas. Essas informações deverão ser organizadas em um quadro com duas colunas e algumas linhas, utilizando o caderno.
Avaliação:
Avaliar a aprendizagens dos alunos, levar em conta toda a produção realizada ao longo da seqüência didática, como as atividades desenvolvidas e os trabalhos realizados em grupos.
ANEXO:
Algumas imagens que serão apresentadas no data show:
Imagens retirada da net:
2º Planejamento
Plano de aula: Pesquisa de busca e criação de hipertexto
Tema: Festas juninas
O que o aluno poderá aprender com esta aula?
Em relação ao processo de aprendizagem o aluno está sempre em busca do conhecimento, sendo necessario que ele esteja em contato com as tecnologias aprendendo suas funções, intergindo com o mundo pela internet.
Objetivos gerais:
Estimular a pesquisa na Wikipédia e criação de hipertextos para garantir aos estudantes o acesso à informação e ampliação do seu conhecimento as festas juninas.
Objetivos Específicos:
a) Aprofundar os conhecimentos sobre as festas juninas;
b) Analisar e pesquisar elementos apresentados nos videos para enriquecimento do conhecimento.
c) Criar hipertextos ampliando os conhecimento e aprendizagem das tecnologias de recurso.
Ano: 4º e 5º ano
Tempo estimado: quatro aulas de 50 minutos
Material necessário:
Texto de apoio ao professor
Tempo estimado: quatro aulas de 50 minutos
Material necessário:
Texto de apoio ao professor
videos
Computador;
Data show;
internet.
Desenvolvimento das atividades:
1º momento na sala de tecnologia.
Dispor os alunos em uma roda para que um clima de diálogo seja criado. O professor faz alguns questionamentos às crianças sobre os conhecimentos prévios, sobre as festas juninas que acontece no mês de junho, ou julina se acontecer em julho e agustina se acontecer no mês de agosto. Se já participaram da dança? Se sabem a origem da dessa cultura? Se veem as diferenças entre as festas juninas de outros estados para a região onde vive? Etc.
Passar videos com imagens de apresentações de dança tipicas dessas festas.
2º momento:
Dividir a turma em grupo
Dividir a turma em grupo
Solicitar que em grupo os alunos pesquisem no site: Wikipédia sobre as festas juninas.
A pequisa deve ser levantada abrangendo: origem, cultura, trazes, comidas tipicas, danças, etc.
Pesquisar também em outros sites de busca de informações sobre as maiores festas juninas existentes e onde existem.
3º momento:
os alunos farão uma produção de texto no editor de texto, sobre os conhecimento obtidos sobre o tema e relatando as importâncias da tecnologia para o aprendizado obtido e as dificuldades para o acesso.
os alunos farão uma produção de texto no editor de texto, sobre os conhecimento obtidos sobre o tema e relatando as importâncias da tecnologia para o aprendizado obtido e as dificuldades para o acesso.
Criar herpertextos para o texto. Lembrando que o tema será: Festas juninas.
Explicando os passos para a criação do hipertexto no texto do aluno.
Pedir que salve o texto.
4º momento:
Utilizar o impress para a criação de slide sobre as festas juninas.
O slide deve conter : plano de fundo, figuras, animações.
Avaliação:
Avaliar a aprendizagens dos alunos, em todo o contexto, quanto à produção e participação realizada ao longo da seqüência das atividades proposta desenvolvidas.
Cursista: Nair Souza da Silva
Curso: Proinfo II Ensinando e Aprendendo com as TICs Tecnologia e Mídias Digitais
Fichamento: Disciplina: Historia
Justificativa: Com o uso de tecnologias e midias digitais, os alunos chegarão mais rico na aprendizagem do conecimento que buscam na Pré História, em todo a extensão do conteúdo.
Tecnologias: | Conteúdo: | Metodologia: |
· Televisão; · Vídeo; · Computador; · Internet; · Data show | · A Pré Historia: · Sujeito, fontes tempo; · Origem do mundo aos homens da caverna: · Dos Australopitecus aos humanos; · O períodos: Austrolopitecus, Paleolítico e Neolítico. | · O professor fará a explicação da introdução da Pré Historia, relatando a importância dos historiadores para o conhecimento que se têm hoje sobre a Pré Historia. · Apresentar vídeos aos alunos, com a visualização de imagens terão melhor aprendizagem sobre o tema; · Utilizar a sala de tecnologias para fazer a pesquisa sobre as civilizações, modo de vida, cultura, etc; · Os alunos farão slides sobre os povos: Austrolopitecus, Paleolítico e Neolítico. · Apresentar os slide à sala. |
Cursista: Nair S. Silva
Tutora: Marilu
Atividade: O PAPEL DO EDUCADOR E AS MUDANÇAS OCORRIDAS COM A INSERÇÃO DA TECNOLOGIA NA SALA DE AULA
Mudanças que um computador trás em na sala de aula
O computador em sala de aula trouxe mudanças na forma de ensinar. Quando bem utilizada, pode ser uma boa fonte de informação permitindo aos envolvidos uma interatividade, chama a atenção e incentiva, fazendo com que a participação dos alunos seja mais completa, estimulando discussões. Essas inovações tecnológicas facilitam o trabalho do educador como mediador do conhecimento desde que acompanhamos esses avanços tecnológicos para tornar nossas aulas mais interessantes e produtivas saindo das mesmices.
Vale destacar que com a utilização das novas tecnologias o acesso as informações tornam-se cada vez mais rápida e dinâmica, O aluno tem, oportunidade de aprender bem mais com a utilização online e com a visualização de vídeos, o que antes só era possível através do livro didático às vezes deixando duvidas. Sem esses mecanismos antes não era possível, por exemplo: Ampliar os contatos entre as pessoas com tanta facilidade, interagir, obter informação e conhecimento com rapidez e aumentar o fluxo e troca desse conhecimento.
Lembrando que a tecnologia trás muitos benefícios, modifica, moderniza diversifica a forma de aplicar o ensino, mas não substitui o educador que precisa estar atento ao usá-la, planejando e orientando sempre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário