Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante! ( Paulo Freire)

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

nAIR sILVA
PROJETO:
A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA EM EDUCAÇÃO



1- Introdução
 

 O uso da tecnologia na educação escolar hoje, já faz parte da metodologia escolar de quase todas as escolas. Essa tecnologia tornou-se um importante meio de estudo e pesquisa, sendo de grande apoio para a ampliação do conhecimento do aluno, tornando o conhecimento de forma agradável adequada ao desenvolvimento individual, e coletivo dos alunos de forma interdisciplinar.

 O propósito de se trabalhar com essa tecnologia é romper com as limitações encontradas pelos alunos do campo. A utilização de software educativo e mídias têm como objetivo introduzir mais conhecimentos de forma rápida e prazerosa aos alunos da Escola do Campo, que são carentes dessa tecnologia. Esses alunos vão explorar esse mecanismo que envolve atividades nas áreas de matemática, história, arte, etc., ou seja, esses alunos ao utilizarem o computador entram em um ambiente multidisciplinar e interdisciplinar. Ao invés de apenas receberem informações, os alunos também constroem conhecimentos,

Sabemos que a participação dos professores, implicará de forma envolvente.

Nesse processo, como um mediador dos alunos no processo de construção e resolução das atividades propostas, incentivando a reflexão e a crítica, permitindo aprendizado de maneira divertida.

2- Problema

        O computador é apenas e tão somente um meio onde desenvolvemos inteligência, flexibilidade, criatividade e inteligências mais críticas. A tecnologia tornou-se um importante meio de estudo e pesquisa para os alunos em diferentes modalidades de ensino da educação, ao utilizarem o computador entram em um ambiente multidisciplinar e interdisciplinar, ou seja, ao invés de apenas receberem informações, os alunos também constroem conhecimentos. E esse meio digital deve ser abrangido a todos os alunos sendo eles do campo ou urbano.

3- Justificativas

Trabalhar a tecnologia com interdisciplinaridade em sala de recurso, que para a realidade da educação do campo isso tem sido um grande desafio para os alunos, onde necessitam de informações e ampliação de seus conhecimentos. A tecnologia como fonte de apoio ao conhecimento só tem a elevar o conhecimento e aprendizagens dos alunos na era digital.

A utilização da tecnologia permite associar uma serie de conteúdos relativos ao ensino na educação. Nesse projeto associando as disciplinas: língua portuguesa, matemática, geografia, história e arte.

Trabalhar com a tecnologia em educação será sempre um ponto de partida para a busca de novos conhecimentos dos alunos.
 

4- Objetivo geral
Estimular o aprendizagem em fontes de pesquisa na internet, acessando à informação e ampliação do conhecimento do aluno do campo, inserindo-o na tecnologia e entretenimento em rede social.

Objetivos - Específicos:


a)Incentivar o uso da internet para a ampliação do conhecimento em cálculos valorizando a cultura regional e entretenimento em rede social;

b) Propiciar aos alunos do campo um aprendizado tecnológico na sala de recurso, Criando hipertextos, e-mail, planilhas, slides, etc.;

c) Trabalhar os conteúdos de forma interdisciplinar e lúdica

d) Ampliar os conhecimento e aprendizagem em tecnologias de recurso.


5-Metodologia

O desenvolvimento desse projeto trabalhará estratégias que abrangem as disciplinas de sala de aula com os recursos da sala de tecnologia. Sendo de extrema importância que os educando verifiquem a interligação entre temas e disciplinas diferentes. Trabalharemos no intuito de reforçar, as ações propostas em sala de tecnologia aos conteúdos relativos trabalhados em sala de aula. Visando a melhoria de aproveitamento escolar do aluno. Esse método de tecnologia educacional permite os avanços metodológicos de acordo com o aproveitamento do aluno.
Antes do início das atividades deverá ser averiguada a sondagem dos conhecimentos básicos de informática que os alunos possuam. Caso necessitem auxílio desses conhecimentos básicos de informática. Trabalhar em conjunto com a (Monitoria) e tendo em mãos a apostilha com passo a passo para criar: e-mail, impress, hipertexto etc.

















































         









































































































6- Cronograma as aulas:

Pesquisa de busca e criação de hipertexto

Tempo: quatro aulas de 50 minutos


Criando e-mails e enviando cálculos da tabuada

Tempo: Cinco aulas de 50 minutos



Bullying Escolar.

Tempo: Quatro aulas de 50 minutos









































Referências Bibliográficas:





VALENTE, J. A. O papel do computador no processo ensino-aprendizagem. Boletim do Salto para o Futuro. Série Pedagogia de Projetos e integração de mídias, TV-ESCOLA-SEED-MEC, 2003. Disponível no site: http: www.tvebrasil.com.br/salto.



ALMEIDA, M. E. B. de. Educação, projetos, tecnologia e conhecimento. São Paulo: PROEM, 2002.



Para saber mais sobre e-ProInfo ver site: http://www.eproinfo.mec.gov.br













ANEXO:



PLANEJAMENTO DE AULA COM O USO DA TECNOLOGIA EM EDUCAÇÃO







Plano de aula: Pesquisa de busca de informação e criação de hipertexto








O que o aluno poderá aprender com esta aula?

Em relação ao processo de aprendizagem o aluno está sempre em busca do conhecimento, sendo necessário que ele esteja em contato com as tecnologias aprendendo suas funções, interagindo com o mundo pela internet.



Objetivos gerais:

Estimular a pesquisa na Wikipédia e criação de hipertextos para garantir aos estudantes o acesso à informação e ampliação do seu conhecimento as festas juninas.



Objetivos Específicos:
 

a) Aprofundar os conhecimentos sobre as festas juninas;



b) Analisar e pesquisar elementos apresentados nos vídeos para enriquecimento do conhecimento.


c) Criar hipertextos ampliando os conhecimento e aprendizagem das tecnologias de recurso.


Publico alvo: 4º e 5º ano

Tempo estimado: quatro aulas de 50 minutos

Material necessário:
Texto de apoio ao professor

Vídeos

Computador;

Data show;

Internet.

Desenvolvimento das atividades:



1º momento na sala de tecnologia.

Dispor os alunos em uma roda para que um clima de diálogo seja criado. O professor faz alguns questionamentos às crianças sobre os conhecimentos prévios, sobre as festas juninas que acontece no mês de junho, ou julina se acontecer em julho e Agustina se acontecer no mês de agosto. Se já participaram da dança? Se sabem a origem da dessa cultura? Se vêem as diferenças entre as festas juninas de outros estados para a região onde vive? Etc.



Passar vídeos com imagens de apresentações de dança típicas dessas festas.





2ºmomento:
 Dividir a turma em grupo

 Solicitar que em grupo os alunos pesquisem no site: Wikipédia sobre as festas juninas.

A pesquisa deve ser levantada abrangendo: origem, cultura tarjes, comidas típicas, danças, etc.

Pesquisar também em outros sites de busca de informações sobre as maiores festas juninas existentes e onde existem.



3ºmomento:
Os alunos farão uma produção de texto no editor de texto, sobre os conhecimentos obtidos sobre o tema e relatando as importâncias da tecnologia para o aprendizado obtido e as dificuldades para o acesso.



 Criar hipertextos para o texto. Lembrando que o tema será: Festas juninas.

Explicando os passos para a criação do hipertexto no texto do aluno, sobre o que é "hiperlink" e sua função.

Pedir que salve o texto.



Avaliação:

Avaliar a aprendizagens dos alunos, em todo o contexto, quanto à produção e participação realizada ao longo da seqüência das atividades proposta desenvolvidas.



Plano de aula: Criando e-mails e enviando cálculos da tabuada para os amigos.



O que o aluno poderá aprender com esta aula?



A ampliação do conhecimento sobre os recursos utilizados na tecnologia. A interação com o mundo na rede de forma equilibrada, visando o aprendizado do aluno como pessoa que está inserido nesse meio digital.



Objetivos gerais:

·                    Incentivar o uso da internet para a ampliação do conhecimento em cálculos e entretenimento em rede social.



Objetivos Específicos:
 

·         Estimular o aprendizado de cálculos com recurso da tecnologia;



·         Criar e-mail para interação entre alunos;



·         Desenvolver a capacidade de calculo da tabuada utilizando planilhas; ·.



·         Compartilhar com os colegas o aprendizado obtido na aula de tecnologia.




Publico alvo: 5º ano

Tempo estimado: Cinco aulas de 50 minutos

Material necessário:

Computador;

Data show;

internet.



Desenvolvimento das atividades:



Em roda de conversa questionar se os alunos quem tem e-mail? Se utilizam com freqüência? Para que finalidade

Se os alunos não têm e-mail. Pedir que criem uma conta de e-mail ensinando passo a passo o processo para a criação da conta.

No data show explicar as várias contas existentes de e-mail e as mais utilizadas.

Explicar as funções existentes; ex: Hotmail é muito utilizado para o bate papo no MSN. E Gmail tem muitas outras funções para o melhor aprendizado do aluno, tendo também o bate papo para interação com outras pessoas, etc.

Explicar aos alunos a linguagem usada pelos usuários da internet. Lembrando que a linguagem formal escrita jamais mudará o que mudou foi a linguagem criada pelos usuários da rede por motivos de diminuir os caracteres na escrita.

Obs.: criar uma conta no Gmail e outra no Hotmail.  Adicionar os colegas da sala.

2  - Utilizar a planilha eletrônica para calcular a tabuada;

Explicar aos alunos a abertura da ferramenta;

A criação de plano de fundo,

 Renomear a planilha titulo da Planilha

Explicar a utilização da formula para adição das células. Para obter o resultado da tabuada

Pedir que em grupo façam o calculo na planilha da tabuada do 2 e 5; da tabuada 3 e 6, 4 e 7 usando as formula nas células da planilha: exemplo: A2*C2, onde a célula A2 representa o numero 2 e * representa o sinal de vexes e a célula C2 represente  o numero 1. após digitar a formula e só dar ENTER. Puxe a setinha até o final que os outros resultados aparecerão automaticamente.

         Veja o exemplo: Resolvendo a TABUADA




Após realizar os cálculos salve em uma pasta com nome da atividade. E envie para um colega no Gmail.



Avaliação:

Avaliar os alunos em todo o desenvolvimento das atividades. Verificando a aprendizagem do aluno nas atividades propostas.







Plano de aula: Bullying Escolar.



Objetivos gerais:



- Estimular a cordialidade e o respeito entre os alunos em sala de aula,





Objetivos Específicos:



- Conhecer o conceito de Bullying;

- Explicar as possíveis conseqüências, em termos físicos e psicológicos, do Bullying;

- Como se proteger de situações de violências física ou verbal presentes nas Escolas e em outros espaços.





Publico alvo:  5º ano

Tempo estimado: Quatro aulas de 50 minutos

Material necessário:

Computador;

Internet.





Desenvolvimento das atividades:

Recurso utilizado para essa aula um slide passo a passo sobre como se procederá a aula. Em cada slide um momento da aula.



1º Momento.

Definição: O que é Bullying?

2º Momento

Um link onde abrirá o vídeo de pessoas que sofreram ou sofrem de Bullying.

Bullying  no programa Altas Horas, disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=4Us_X30qEl4  

Matéria sobre Bullying em Altas Horas, disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=GEZdqDX41rQ&feature=related      

3º Momento



 Um questionário sobre os vídeos.

1-     O que mais lhe chamou a atenção nos vídeos?

2-     Em sua opinião quais personagens dos vídeos sofreram Bullying?

3-     Qual foi a reação desses personagens?

4-     O que há em comum nos dois vídeos?

5-     Você conhece alguém que sofreu ou sofre algum tipo de Bullying?



4º Momento

        Dividir a turma em duplas para que realizem a atividade de cruzadinha com a palavra VIOLÊNCIA. Está estará disponível no slide para completarem. As palavras que completam a cruzadinha são:  vergonha, apelidos, simbólica, Bullying, violência, dominação, combater, humilhação, velada.

     1)                          V __  __  __  __  __  __ __

     2)  __  __  __  __   I  __  __  __

     3)  __  __  __   __ O __  __  __  __

     4)        __  __   __ L __  __  __  __  

     5)  __  __  __  __  Ê __  __  __  __

     6) __  __  __  __   N __  __  __  __ 

     7)                          C __  __  __  __  __  __  __

     8)    __   __   __    I __  __  __  __  __  __

     9)      __  __  __   A __  __  

         No entanto essa não será  uma cruzadinha comum. Os alunos terão algumas palavras disponíveis para procurar e preencher a cruzadinha. Após essa etapa, caberá aos alunos construir os enunciados para cada palavra encaixada na cruzadinha. Para auxiliar os alunos nessa tarefa, acesse o endereço abaixo que orienta sobre como construir cruzadinhas. No site disponível explica como fazer a cruzadinha no Word, mas esta cruzadinha terá que ser feita no impress. 

"Como criar uma cruzadinha?", disponível em: http://vanusaviana.blogspot.com/2008/04/como-criar-uma-cruzadinha.html  

       Após o preenchimento da cruzadinha, os alunos deverão construir os enunciados das palavras, como por exemplo:

1) As pessoas que recebem apelidos podem sentir...(vergonha)

Assim, os alunos dão continuidade à tarefa e constroem todos os enunciados até o número 9 (nove).

      Após a realização da cruzadinha, explorar com os alunos: Vocês tiveram dificuldade nessa tarefa? Na sua percepção as palavras encontradas estão diretamente relacionadas ao tema trabalhado nessa aula? O que vocês aprenderam a partir dessa atividade?

AVALIAÇÃO:

      Professora pergunta aos alunos sobre os sentimentos mobilizados durante essa aula e procure identificar se lidaram com seriedade mediante o tema. Solicite que produzam um texto contendo informações sobre como as pessoas devem agir para se protegeram da violência muito presente na atualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário