Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante! ( Paulo Freire)

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

PLANEJAMENTO DE AULA INTERDISCIPLINAR

PLANEJAMENTO DE AULA INTERDISCIPLINAR

Utilizei como ponto de partida o texto: TEMA: A noticia do rádio para planejamento das aulas  4º e 5º anos,

Língua Portuguesa:

 Aula de 50 minutos                                             Conteúdo:

·         Texto: informativo;

·         Anúncios;

·        
Objetivos Específicos:
  • Identificar e diferenciar tipos de textos.
  • Estimular aos alunos à independência da leitura e escrita.                                                                     

Metodologia:

       Colar cartazes na sala de aula com diferentes tipos de texto, como: músicas, anúncios, diálogos, etc, texto retirado de jornal, folhetos de supermercado etc.

       Dispor os alunos em uma roda para que um clima de diálogo seja criado. O professor faz alguns questionamentos às crianças. Ex: - Vocês já ouviram anúncios? Que tipo de textos vocês gostam?...
       Feito isso, o professor convida os alunos a ouvirem a leitura do texto: A noticia do rádio.

       Depois que ouvirem a leitura o professor faz outros questionamentos: Sabem que tipo de texto é esse? Ouvir comentários. Apresentar os cartazes. Explicar.

Pedir que criem em dupla um anuncio livre, atentando-os para o uso das pontuações adequadas.
Ler para os colegas. Colocar no cantinho de português.

Recursos: cartazes na sala de aula com diferentes tipos de texto
Avaliação: desempenho escrita


Matemática:

Aula de 50 minutos                                               Conteúdo:

·         Sistema monetário brasileiro;

·         Sistema decimal;

·         Escrita dos números.

Objetivos Específicos:

  • Capacitar o aluno a resolver problemas e exercícios que envolva: sistema monetário, valor absoluto e valor relativo de um número.
Metodologia:
Em duplas, fazer recortes e colagens no caderno.

Utilizar catálogos de anúncios de produtos de loja. Pedir que escolha 2 produtos, Usando os produtos com preços escolhidos por cada dupla, transformar em problemas de adição, subtração e multiplicação.
Para resolver utilizar o material dourado, e o quadro valor de lugar.

Explicar que dependendo da posição que o algarismo ocupa no numeral ele possui um valor relativo. Usando o valor dos resultados questionar:
Ex: Qual é o valor relativo do algarismo? ___ ( usar resultado).
Depois de resolvidas com a orientação do professor. Pedir que os alunos escreva o valor dos resultados por extenso.
Recursos: livros, revistas, jornais, lápis borracha, tesoura, quadro comparação alimentar xerocado.

Avaliação: Avaliar todo o desempenho do aluno no processo da aprendizagem.



Ciências:                               A importância de uma boa alimentação

Aula de 50 minutos                                                      Conteúdo:

·         Alimentos.

Objetivos Específicos:

  • Trabalhar a importância da boa alimentação sendo a necessidades corporais, socioculturais e emocionais.

Metodologia:
           Dois (2) dias antes do acontecimento destas aulas, o professor deverá pedir aos alunos que eles anotem em um papel tudo o que comerem durante o dia em questão (Fig. 1) - deverão anotar o que comeram desde o café da manhã até o jantar e, se possível, anotar quantas vezes beberam água naquele dia.
         *Este material poderá ser pendurado em um Mural na sala de aula, sem que haja identificação dos alunos, para que sejam analisados por seus colegas.
Momento 1: Logo no início das aulas o professor deverá pedir que os alunos se dividam em duplas. Cada dupla deverá fazer pesquisas em livros, revistas, jornais sobre a temática destas aulas, isto é, sobre a importância de uma boa alimentação, do porque é importante comer legumes e verduras, o que a alimentação tem a ver com o desenvolvimento da criança e também de sua inteligência, entre outros assuntos ligados a esta temática,
momento 2: Após a realização das pesquisas, cada dupla deverá discutir sobre o que viram e aprenderam nestas. Usando um quadro xerocado, Sugerimos que cada dupla fique responsável fazer comparação com a anotação da não ou boa alimentação. Cada dupla deverá fazer uma comparação sobre o que uma criança precisa comer para ter uma boa saúde e um bom desenvolvimento (conforme apontada pelas pesquisas) com as anotações do mural.

Recursos: livros, revistas, jornais,lápis borracha, tesoura, quadro comparação alimentar xerocado.
Avaliação: Desempenho do aluno em todo o contexto.



Historia, Língua Portuguesa e Artes.                                                 

Aula de 50 minutos                                                               Conteúdo:
                                                                                             Meios de comunicações

Objetivos Específicos:

 .Incentivar o educando a pesquisar na internet proporcionando momentos de contato direto com a mesma, explorar a escrita e a leitura e o convívio em grupo.

Metodologia:
      Pesquisa interativa. 
     Dividir a turma em grupos.
     No primeiro momento da aula utilizar a sala de informática da escola, pedir que eles acessem a internet e pesquisem sobre os meios de comunicação que existem atualmente e que existiam a tempos atrás.

      Cada grupo escolhe o seu meio de comunicação a ser pesquisados.

       Após a pesquisa.  Fazer um desenho da pesquisa escolhida e criar uma produção de texto sobre o meio de comunicação pesquisado.

     Depois pronto pedir que cada aluno mostre para os colegas e lesse a sua dissertação.

Recursos: Internet, computador, lápis borracha, caneta.

Avaliação: A  participação, desempenho da atividade proposta em dupla e aprendizagem.

(Interdisciplinar)                                                    Tema: A noticia do rádio


Aprendendo sobre: solo, paisagens e desequilibro: Ambiente

3 aulas de 50 minutos                                                      Conteúdo:                          
·         Tipos de solo; ciências.

·         Diferentes paisagens; Geografia.

·         Desequilibro Ambiental; Geografia.

·        Desenho de paisagens. Artes

Objetivos Específicos:
  • Aprender os diferentes tipos de solos e, sobretudo que existem consistências diferentes entre eles.
  • Relacionar os tipos de solo, o desequilíbrio Ambiental verificando assim as diferentes paisagens em transformações;
  • Fixar nos alunos a importância do meio Ambiente para a natureza e os seres humanos.
Metodologia:

     1º momento: O professor inicia a aula dizendo aos alunos que tudo o que existe na natureza é alvo de estudos do homem, pelo fato de que tudo o que existe nela exerce influência de alguma forma em sua vida, como é o caso dos solos. Apresentar slides com diferentes tipos de solos. Em diferentes paisagens.

      Explicar A variação dos solos depende da posição em que os solos estão em uma determinada paisagem, bem como o conteúdo de sua matéria orgânica, mineralogia dentre outros fatores. Por isso, quanto mais escura é a cor do solo, significa que há maior quantidade de matéria orgânica nele e isto pode indicar a fertilidade deste solo.A textura dos solos também está relacionada com as partículas que os compõe. Já a consistência está relacionada com a influência que as forças de coesão e adesão exercem sobre as partes que constituem o solo, variando ainda, conforme a umidade do mesmo.
     2º momento: Fazer um passeio ao redor da escola, verificando:
O tipo de solo existente e clássica-lo. *Obs: Deixar os alunos tocar o solo;
  • As deferentes paisagens;
  • Se há sinais de desequilibro Ambiental
Desenhar e pintar diferentes paisagens, Atentando para o desequilibro sofrido pela transformação.  Fazer recortes e colagens de diferentes tipos de solo classificando-os.

Recursos: Imagens paisagens , solos, meio Ambiente. Slide ou vídeo, tv, lápis borracha, caderno revistas, jornais...

Avaliação: Avaliar a participação e aprendizagem do aluno em todo o contexto das atividades propostas.
    




Um comentário: