PLANEJAMENTO DE AULA INTERDISCIPLINAR
Utilizei como ponto de partida o texto: TEMA: A noticia do rádio para planejamento das aulas 4º e 5º anos,
Língua Portuguesa:
Aula de 50 minutos Conteúdo:
· Texto: informativo;
· Anúncios;
·
Objetivos Específicos:
- Identificar e diferenciar tipos de textos.
- Estimular aos alunos à independência da leitura e escrita.
Metodologia:
Colar cartazes na sala de aula com diferentes tipos de texto, como: músicas, anúncios, diálogos, etc, texto retirado de jornal, folhetos de supermercado etc.
Dispor os alunos em uma roda para que um clima de diálogo seja criado. O professor faz alguns questionamentos às crianças. Ex: - Vocês já ouviram anúncios? Que tipo de textos vocês gostam?...
Feito isso, o professor convida os alunos a ouvirem a leitura do texto: A noticia do rádio.
Depois que ouvirem a leitura o professor faz outros questionamentos: Sabem que tipo de texto é esse? Ouvir comentários. Apresentar os cartazes. Explicar.
Pedir que criem em dupla um anuncio livre, atentando-os para o uso das pontuações adequadas.
Ler para os colegas. Colocar no cantinho de português.
Recursos: cartazes na sala de aula com diferentes tipos de texto
Avaliação: desempenho escrita
Matemática:
Aula de 50 minutos Conteúdo:
· Sistema monetário brasileiro;
· Sistema decimal;
· Escrita dos números.
Objetivos Específicos:
- Capacitar o aluno a resolver problemas e exercícios que envolva: sistema monetário, valor absoluto e valor relativo de um número.
Metodologia:
Em duplas, fazer recortes e colagens no caderno.
Utilizar catálogos de anúncios de produtos de loja. Pedir que escolha 2 produtos, Usando os produtos com preços escolhidos por cada dupla, transformar em problemas de adição, subtração e multiplicação.
Para resolver utilizar o material dourado, e o quadro valor de lugar.
Explicar que dependendo da posição que o algarismo ocupa no numeral ele possui um valor relativo. Usando o valor dos resultados questionar:
Ex: Qual é o valor relativo do algarismo? ___ ( usar resultado).
Depois de resolvidas com a orientação do professor. Pedir que os alunos escreva o valor dos resultados por extenso.
Recursos: livros, revistas, jornais, lápis borracha, tesoura, quadro comparação alimentar xerocado.
Avaliação: Avaliar todo o desempenho do aluno no processo da aprendizagem.
Ciências: A importância de uma boa alimentação
Aula de 50 minutos Conteúdo:
· Alimentos.
Objetivos Específicos:
- Trabalhar a importância da boa alimentação sendo a necessidades corporais, socioculturais e emocionais.
Metodologia:
Dois (2) dias antes do acontecimento destas aulas, o professor deverá pedir aos alunos que eles anotem em um papel tudo o que comerem durante o dia em questão (Fig. 1) - deverão anotar o que comeram desde o café da manhã até o jantar e, se possível, anotar quantas vezes beberam água naquele dia.
*Este material poderá ser pendurado em um Mural na sala de aula, sem que haja identificação dos alunos, para que sejam analisados por seus colegas.
Momento 1: Logo no início das aulas o professor deverá pedir que os alunos se dividam em duplas. Cada dupla deverá fazer pesquisas em livros, revistas, jornais sobre a temática destas aulas, isto é, sobre a importância de uma boa alimentação, do porque é importante comer legumes e verduras, o que a alimentação tem a ver com o desenvolvimento da criança e também de sua inteligência, entre outros assuntos ligados a esta temática,
momento 2: Após a realização das pesquisas, cada dupla deverá discutir sobre o que viram e aprenderam nestas. Usando um quadro xerocado, Sugerimos que cada dupla fique responsável fazer comparação com a anotação da não ou boa alimentação. Cada dupla deverá fazer uma comparação sobre o que uma criança precisa comer para ter uma boa saúde e um bom desenvolvimento (conforme apontada pelas pesquisas) com as anotações do mural.
Recursos: livros, revistas, jornais,lápis borracha, tesoura, quadro comparação alimentar xerocado.
Avaliação: Desempenho do aluno em todo o contexto.
Historia, Língua Portuguesa e Artes.
Aula de 50 minutos Conteúdo:
• Meios de comunicações
Objetivos Específicos:
.Incentivar o educando a pesquisar na internet proporcionando momentos de contato direto com a mesma, explorar a escrita e a leitura e o convívio em grupo.
Metodologia:
Pesquisa interativa.
Dividir a turma em grupos.
No primeiro momento da aula utilizar a sala de informática da escola, pedir que eles acessem a internet e pesquisem sobre os meios de comunicação que existem atualmente e que existiam a tempos atrás.
Cada grupo escolhe o seu meio de comunicação a ser pesquisados.
Após a pesquisa. Fazer um desenho da pesquisa escolhida e criar uma produção de texto sobre o meio de comunicação pesquisado.
Depois pronto pedir que cada aluno mostre para os colegas e lesse a sua dissertação.
Recursos: Internet, computador, lápis borracha, caneta.
Avaliação: A participação, desempenho da atividade proposta em dupla e aprendizagem.
(Interdisciplinar) Tema: A noticia do rádio
Aprendendo sobre: solo, paisagens e desequilibro: Ambiente
3 aulas de 50 minutos Conteúdo:
· Tipos de solo; ciências.
· Diferentes paisagens; Geografia.
· Desequilibro Ambiental; Geografia.
· Desenho de paisagens. Artes
Objetivos Específicos:
- Aprender os diferentes tipos de solos e, sobretudo que existem consistências diferentes entre eles.
- Relacionar os tipos de solo, o desequilíbrio Ambiental verificando assim as diferentes paisagens em transformações;
- Fixar nos alunos a importância do meio Ambiente para a natureza e os seres humanos.
Metodologia:
1º momento: O professor inicia a aula dizendo aos alunos que tudo o que existe na natureza é alvo de estudos do homem, pelo fato de que tudo o que existe nela exerce influência de alguma forma em sua vida, como é o caso dos solos. Apresentar slides com diferentes tipos de solos. Em diferentes paisagens.
Explicar A variação dos solos depende da posição em que os solos estão em uma determinada paisagem, bem como o conteúdo de sua matéria orgânica, mineralogia dentre outros fatores. Por isso, quanto mais escura é a cor do solo, significa que há maior quantidade de matéria orgânica nele e isto pode indicar a fertilidade deste solo.A textura dos solos também está relacionada com as partículas que os compõe. Já a consistência está relacionada com a influência que as forças de coesão e adesão exercem sobre as partes que constituem o solo, variando ainda, conforme a umidade do mesmo.
2º momento: Fazer um passeio ao redor da escola, verificando:
O tipo de solo existente e clássica-lo. *Obs: Deixar os alunos tocar o solo;
- As deferentes paisagens;
- Se há sinais de desequilibro Ambiental
Desenhar e pintar diferentes paisagens, Atentando para o desequilibro sofrido pela transformação. Fazer recortes e colagens de diferentes tipos de solo classificando-os.
Recursos: Imagens paisagens , solos, meio Ambiente. Slide ou vídeo, tv, lápis borracha, caderno revistas, jornais...
Avaliação: Avaliar a participação e aprendizagem do aluno em todo o contexto das atividades propostas.
Esses planejamentos foram apresentados no ultimo microcentro 2011
ResponderExcluir