Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante! ( Paulo Freire)

sábado, 17 de setembro de 2011

Educação física:
Explicando o fundamento do Toque
Espaço: quadra esportiva, pátio da escola ou qualquer lugar que possibilite a execução da atividade.
Material: rede de vôlei e bolas
O Toque

Distribuir os alunos em duplas, um de frente para o outro e uma distância aproximada de 5m um do outro. O aluno deverá posicionar-se com as pernas semi-flexionadas e mãos na altura do rosto. As mãos devem estar abertas e com os polegares e indicadores formando um triângulo. Flexione as pernas antes de golpear a bola, simultaneamente estenda as pernas e os braços em direção a bola. Toque a bola quando ela se encontrar na frente do rosto. Neste momento, as pernas, o tronco e os braços devem estar estendidos para cima, seguindo a trajetória da bola. A bola não é abatida, mas levemente carregada.

Posição das Mãos

Os polegares e os indicadores devem formar um triângulo isósceles. As zonas das mãos que têm contato com a bola estão evidenciadas em escuro.
Posição dos Dedos
Nem demasiadamente rígidos e nem ao contrário completamente relaxados. O contato com a bola deve ser feito com todos os dez dedos. Depois do passe, os braços e as mãos acompanham o impulso da bola. Os braços terminando o impulso, permanecem por instantes em extensão e depois voltam naturalmente ao longo do corpo.

Executar o toque quando a bola estiver a frente do eixo do corpo (linha tracejada em vermelho). Na figura a seguir, três pontos distintos da bola;



(1) - posicionamento ideal, o jogador conta com o apoio dos braços, tronco e pernas.

(2) - posicionamento não ideal, a bola está passando pelo eixo do corpo do jogador e a tendência é de que a bola suba após o toque.

(3) - posicionamento inviável, o jogador não dispõe de qualquer apoio para executar o toque.

Levantamento
O levantamento é normalmente o segundo contato de um time com a bola. Seu principal objetivo consiste em posicioná-la de forma a permitir uma ação ofensiva por parte da equipe, ou seja, um ataque.


A exemplo do passe, pode-se distinguir o levantamento pela forma como o jogador executa o movimento, ou seja, como "levantamento de toque" e "levantamento de manchete".

Como o levantamento de toque permite um controle maior, o levantamento de manchete é utilizado quando o passe está baixo e que não permite manipular a bola com as pontas dos dedos, ou no voleibol de praia, em que as regras são mais restri tas no que diz respeito à infração de "carregar".

Também costuma-se utilizar o termo "levantamento de costas", em referência à situação em que a bola é lançada na direção oposta àquela para a qual o levantador está olhando.

Quando o jogador não levanta a bola para ser atacada por um de seus companheiros de equipe, mas decide lançá-la diretamente em direção à quadra adversária em uma tentativa de conquistar o ponto rapidamente, diz-se que esta é uma "bola de segunda".
Fonte: Confederação Brasileira de Voleibol (2007). Manual de Treinadores. Volume I
Atividade II
Quicar a bola para o chão e utilizar todos os dedos das duas mãos. 
Atividade III
Quicar a bola para o chão, alternando, primeiro com os indicadores, depois os restantes dos dedos e por último os polegares.
Obs: não acompanhar a bola, mas trabalhar as articulações do pulso. Ter os dedos em ligeira tensão e não rígidos.
Atividade IV
Jogar a bola para cima e deixar a bola quicar uma vez no chão e dar um toque com todos os dedos a 50 cm de altura e sem deixar a bola cair.
Jogar a bola para cima e dar um toque com todos os dedos a 50 cm de altura e sem deixar a bola cair.
Jogar a bola para cima e executar um toque curto e um toque longo e sem deixar a bola cair.
  
Atividade V
Os alunos de frente e distantes da parede 50 cm e cada um com uma bola. Executar toques na bola em direção a parede sem deixar cair a bola.
Os alunos de frente e distantes da parede 50 cm e cada um com uma bola. Executar 2 toques na bola em direção a parede sem deixar a bola cair.
Atividade VI
Os alunos divididos em duplas e o aluno A lança a bola para B que sentado, desloca-se para fazer um passe.Os alunos divididos em duplas e o aluno A lança a bola ao ar para B ( 5 a 6mts de distância), depois da bola tocar no solo, pára e reenviá.Os alunos divididos em duplas e o aluno A lança a bola ao ar para  B ( 5 a 6 mts de distância) e tocam a bola um para o outro sem deixar cair a bola.
Atividade III
Quicar a bola para o chão, alternando, primeiro com os indicadores, depois os restantes dos dedos e por último os polegares.
Obs: não acompanhar a bola, mas trabalhar as articulações do pulso. Ter os dedos em ligeira tensão e não rígidos.
Atividade IV
Jogar a bola para cima e deixar a bola quicar uma vez no chão e dar um toque com todos os dedos, a 50 cm de altura e sem deixar cair a bola.
Jogar a bola para cima e dar um toque com todos os dedos, a 50 cm de altura e sem deixar cair a bola.
Jogar a bola para cima e executar um toque curto e um toque longo sem deixar cair a bola.
Atividade V
Os alunos de frente e distantes da parede 50 cm e cada um com uma bola darão toques na bola em direção a parede sem deixar cair a bola.
Os alunos de frente e distantes da parede 50 cm e cada um com uma bola darão 2 toques na bola em direção a parede sem deixar a bola cair.
Atividade VI
Os alunos divididos em duplas e o aluno A lança a bola a B que sentado,desloca-se para fazer um passe.Os alunos divididos em duplas e o aluno A lança a bola ao ar para B ( 5 a 6mts de distância), depois da bola tocar no solo,pára-a e reenvia-a.Os alunos divididos em duplas e o aluno A lança a bola ao ar para  B ( 5 a 6 mts de distância) e tocam a bola um para o outro sem deixarcair a bola.
Nesta aula para realização dos jogos recomenda-se usar uma bola mais leve ou um bolão de plástico facilitando manter a bola no alto e a dinâmica do jogo.
Atividade VII
Jogo I
Realizar um jogo de vôlei com a turma em que os alunos poderam somente passar a bola de toque para quadra adversária.
Atividade VIII
Jogo II
Realizar um jogo de vôlei onde a equipe que conseguir dar os três toques possíveis durante a jogada marcará mais um ponto extra.
Nesta aula para realização dos jogos recomenda-se usar uma bola mais leve ou um bolão de plástico facilitando manter a bola no alto e a dinâmica do jogo.
Recursos Complementares
www.fivb.com
www.cbv.com.br
Avaliação
Verificar se o aluno aprendeu as técnicas básicas do toque?
Avaliar o desenvolvimento das atividades referentes ao toque e verificar se o aluno será capaz de participar de  pequenos jogos como o Mini Vôlei?


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