Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante! ( Paulo Freire)

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Dinâmicas para o inicio do ano... Pode ser também para todo o ano

O FEITIÇO CONTRA O FEITICEIRO

Objetivo: Exercício de integração do grupo, podendo, no entanto, ser utilizada em grupos já conhecidos, objetivando o lazer e a descontração.
Material: Tiras de papel e lápis para cada participante.
Desenvolvimento: Orientar para que todos fiquem sentados em círculo. Distribuir papeis e lápis para cada participante. “Cada pessoa escreverá na sua papeleta alguma coisa que gostaria que o vizinho da direita fizesse. Pode ser qualquer coisa: imitar alguém, cantar uma música, imitar um animal, etc.” “Você deve escrever o seu nome” Recolher todos os papéis, dar o monte: “Aquilo que você não quer para si, não deve desejar para os outros... portanto, o que você escreveu na sua papeleta, quem vai executar é você”!


DINÂMICA DA CONFUSÃO À ORDEM

Objetivo: integração do grupo, organização para o bom desempenho das atividades.
O professor pode, a partir da fala das crianças, levantarem algumas regras para a organização em sala de aula.
Desenvolvimento: Pedir para que as crianças, todas ao mesmo tempo, cantarem uma música para o seu companheiro do lado (esta atividade gerará um caos); depois pedir a um aluno que cante a música dela para a classe.
As crianças perceberão como o caos é desagradável e como a ordem tem um sentido.
O professor poderá levantar com as crianças outras situações vividas onde a organização é essencial.

DINÂMICA DO NOME

Objetivo: Esta dinâmica propõe um "quebra gelo" entre os participantes. Ela pode ser proposta no primeiro dia em que um grupo se encontra. É ótima para gravação dos nomes de cada um.
Desenvolvimento: Em círculo, assentados ou de pé, os participantes vão um a um ao centro da roda (ou no próprio lugar) falam seu nome completo, juntamente com um gesto qualquer. Em seguida todos devem dizer o nome da pessoa e repetir o gesto feito por ela. Variação: Essa dinâmica pode ser feita apenas com o primeiro nome e o gesto da pessoa, sendo que todos devem repetir em somatória, ou seja, o primeiro diz seu nome, com seu gesto e o segundo diz o nome do anterior e gesto dele e seu nome e seu gesto... e assim por diante. Geralmente feito com grupos pequenos, para facilitar a memorização. Mas poderá ser estipulado um número máximo acumulativo, por exemplo, após o 8º deve começar outro ciclo de 1-8 pessoas.

DINÂMICA: RECREIO COM CORES

Objetivo: Interação entre os colegas Preparação: A docente prepara cartões coloridos de acordo com o número de alunos. Exemplo: 04 cartões de cada cor – azul, amarelo, verde, vermelho, branco e laranja para distribuí-los aleatoriamente entre 24 crianças.
Desenvolvimento: Propõe um recreio diferente: “Hoje vocês passarão o recreio com os(as) coleguinhas que receberem a mesma cor do cartão que cada um de vocês receberá. É uma oportunidade de nos conhecermos melhor ainda. Será um recreio colorido, diferente e, no retorno, conversaremos sobre as experiências de cada grupo." A professora distribui os cartões e solicita que antes de saírem para brincar e lanchar, que se organizem nos grupos e conversem sobre a cor recebida (o que ela simboliza para cada um, o que existe nessa cor...)A reflexão após o recreio é de extrema importância para a construção de alguns valores.

DINÂMICA: DO 1, 2, 3

Objetivo: Quebra-gelo na volta às aulas
Procedimentos: 1º momento: Formam-se duplas e então solicite para que os dois comecem a contar de um a três, ora um começa, ora o outro. Fica Fácil. 2º momento: Solicite que ao invés de falar o número 1, batam palma, os outros números devem ser pronunciados normalmente. 3º momento: Solicite que ao invés de falar o número 2, que batam com as duas mãos na barriga, o número 3 deve ser pronunciado normalmente. Começa a complicar. 4º momento: Solicite que ao invés de falar o número 3, que dêem uma "reboladinha". A situação fica bem divertida.

DINÂMICA: O PRESENTE

Objetivo: Adaptação dos alunos na volta às aulas.
Preparação: Os alunos devem sentar-se em círculo. Cada um vai passar o presente para quem acha que corresponde às qualidades ditas. A professora deve preparar uma caixa bonita de presente, sem contar aos alunos, o que tem dentro. O presente é composto de balas que serão distribuídas para todos os alunos da classe. Desenvolvimento: 1- Geralmente o professor inicia a brincadeira, passando para um (a) aluno(a), dizendo:- Este presente está abençoado! Passe-o para a pessoa que você acha mais BONITA. 2- Parabéns! Pena que sua BELEZA não fará que o presente permaneça com você. Passe-o para quem você acha mais ALEGRE no momento. 3- Parabéns! Pena que o presente ainda não ficará com você. Você está demais! Mesmo assim, passe o presente para quem você acha mais CHIC. 4- Você está com a bola toda, menos com o presente. Passe-o para a pessoa mais INTELIGENTE. 5- Como você é inteligente! Logo deve saber que o presente ainda não é seu. Passe-o para quem você acha mais EXTROVERTIDO (A). 6- O que será que tem aí dentro? Pena que você ainda não vai saber! Passe-o para quem você acha mais VAIDOSO (A). 7- Vaidade não é qualidade, nem defeito. Você ainda não foi eleito. O presente não é seu, talvez será de quem você ache mais TÍMIDO (A). Entregue o presente para ele (a). 8- Poderia ser seu, se não houvesse entre nós uma pessoa mais DEDICADA a tudo que faz. Dê o presente a ela 9- Você é muito dedicada, porém saberá reconhecer que há uma pessoa SIMPLES e HONESTA nesta sala. Entregue o presente a ela. 10- Com tanta HONESTIDADE, você saberá reconhecer que todos queriam o presente. Portanto, você não vai querê-lo só para você. Abra-o e distribua a TODOS OS COLEGAS.

DINÂMICA: PENSE BEM

Objetivos: Não fazer com os outros aquilo que não gostaríamos que fizessem conosco; mostrar que, às vezes, exigimos coisas de outras pessoas que nem mesmo nós somos capazes ou gostaríamos de fazer.
Desenvolvimento: Em círculo cada pessoa irá receber um papel e escrever seu nome. Misturar todos e pegar aleatoriamente (não pode ser o próprio). Escrever o que gostaria que a pessoa, a qual está o nome em cima, fizesse no centro do círculo. Na hora em que a pessoa ler o que escreveu, o animador avisa que é a pessoa mesmo que escreveu que irá fazer...

DINÂMICA DO AMOR

Objetivo: Moral: Devemos desejar aos outros o que queremos para nós mesmos.
Procedimento: Para início de ano ler o texto ou contar a história do "Coração partido":- Certo homem estava para ganhar o concurso do coração mais bonito. Seu coração era lindo, sem nenhuma ruga, sem nenhum estrago. Até que apareceu um velho e disse que seu coração era o mais bonito, pois nele havia. Houve vários comentários do tipo: "Como seu coração é o mais bonito, com tantas marcas?" O bom velhinho, então explicou que por isso mesmo seu coração era lindo. Aquelas marcas representavam sua vivência, as pessoas que ele amou e que o amaram. Finalmente todos concordaram, o coração do moço, apesar de lisinho, não tinha a experiência do velho."
Desenvolvimento: Após contar o texto distribuir um recorte de coração (sulfite rosa dobrado ao meio e cortado em forma de coração), revistas, cola e tesoura. Os participantes deverão procurar figuras que poderiam estar dentro do coração de cada um. Fazer a colagem e apresentar ao grupo. Depois cada um vai receber um coração menor e será instruído que dentro dele deverá escrever o que quer para o seu coração. Ou o que quer que seu coração esteja cheio.. O meu coração está cheio de... No final o instrutor deverá conduzir o grupo a trocar os corações, entregar o seu coração a outro. Fazer a troca de cartões com uma música apropriada, tipo: Coração de Estudante, Canção da América ou outra.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

PEÇA TEATRAL: ROSINHA E CHICO BENTO

PEÇA TEATRAL:   ROSINHA E CHICO BENTO

( Apresentada na conpraternização de fim de ano na Escola.)

Chico Bento chega ao cenário to faceiro e cantando:

__Oh meu nome é Chico Bento

Alegre e carpirão.                                  - Musica de Chico Bento

Chapéu de palha e pé no chão...



Chico bento é avistado por Rosinha, que por sinal ta brava com ele:

__ Ih! Lá vem o convencido do Chico! Vô fingi que num to veno ele. Nem to aí pra ele.



Chico Bento Pará a musica quando vê Rosinha toda formosa no banco sentada e diz:



__ Opáá! É a Rosinha!!

__ Eu percíso fazê as pais cum ela.

__ O que eu faço?



Chico Pará e pensa... pensa e diz:



__ Ah! Já sei! Vô cantá uma moda pra ela.



Chico Bento chega sem jeiro...



__ Rosinha!



Rosinha fingi que não vê Chico e se vira para outro lado.

Chico insiste:



__ Ocê inda ta braba cumigo Rosinha?



 Rosinha resolve responder?



__ To sim Chico.



Chico: __ Só pru quê eu robei umas goiabinhas do Nhô Lau?

Rosinha: __ Já falei pra ocê num robá Chico! Eu num quero que minhas amigas fala por aí que eu namoro um ladrão.



Chico: __ Perdoa eu! Eu vou mudá. Prometo Rosinha!



Rosinha vira o rosto para o lado com cara de brava, magoada com Chico Bento.

Chico bento sai de perto de Rosinha e se Poe a pensar um jeito de ganhar o perdão dela. Ele pensa rápido e diz baixinho:

__ Rosinha ocê sabia qui tem umas perereca perdida por aqui? Foi o primo que falô.

Rosinha assustada diz:  __ O quê! Eu morro de medo di perereca Chico!

Chico responde todo faceiro: __ Eu protejo ocê Rosinha.

Rosinha prá e assunta e responde: __ Nem vem Chico! Eu ainda to braba coce.



Chico arma pra Rosinha perdoa ele:

__ Si ela si aproximá di mim... Ela num vai rezisti meu charmí.

Então ele falá com cará de espanto:



___ Rosinháá! Num si mexe!!

Rosinha dá um pulo nos braços de Chico Bento que à segura e diz:

__ Num falei. Ela num rezistí meu charmí! Sou caipira mas num sou bobo.

Os dois se despedem do palco.

Projeto retirado da net

PROJETO DE MÍDIAS NA EDUCAÇÃO

   
TEMA
Cuidados com a gripe H1N1

PÚBLICO
              3ª série do Ensino Fundamental

MÍDIAS UTILIZADAS
            - Computador;
            - Internet;
            - Rádio;
            - TV;
            - Aparelho de DVD;
            - Gravador. ou celular

OBJETIVOS

- Identificar os cuidados que devem ser tomados na prevenção contra a gripe H1N1;
- Identificar os principais sintomas da gripe H1N1;
- Divulgar na escola e comunidade escolar os resultados da pesquisa;
- Utilizar diferentes mídias para a realização da pesquisa, de modo a orientar o uso adequado das mesmas.

JUSTIFICATIVA

            O tema abordado é de interesse geral e de utilidade pública na orientação para prevenção, cuidados e interação dos alunos com os acontecimentos importantes que acontecem em nossa região e no mundo atualmente.
            A mídia, principal veículo de transmissão de informações, se torna neste caso um importante coadjuvante na pesquisa e desenvolvimento do tema abordado.

METODOLOGIA

            Os alunos serão os principais atores desta pesquisa, à medida que buscarão informações através de pesquisas na internet, rádio e TV na coleta de informações sobre transmissão e cuidados em relação à gripe H1N1.

1º Momento

            Os alunos pesquisarão na sala de informática o maior número de informações sobre o tema. Em seguida, em sala de aula, será realizado um levantamento e listagem sobre as informações coletadas, de modo a correlacioná-las.

2ª Momento

            Será passado vídeo da Secretaria da Saúde sobre os cuidados e prevenção contra a gripe H1N1. Em seguida, será realizado um debate sobre quais cuidados vem sendo tomados na escola, na casa e na comunidade em relação à prevenção da gripe H1N1.

3ª Momento

            Os alunos ouvirão o jornal local em sua primeira meia hora, o qual traz informações gerais sobre a cidade e coletarão informações sobre as últimas notícias sobre o tema.

4ª Momento

            Os alunos irão organizar as informações coletadas em forma de frases que chamem a atenção sobre os cuidados que devem ser tomados em relação à prevenção da gripe H1N1.
            Em seguida, gravarão as mesmas em fita cassete e essas informações serão divulgadas nos alto falantes da escola durante o horário de entrada e intervalo.

Resultados Esperados

- Aprender a utilizar as mídias em favor de objetivos próprios;
- Formar alunos pesquisadores e autônomos, coadjuvantes e responsáveis por seu desenvolvimento;
- Conscientização e envolvimento dos alunos com a s notícias de interesse local e mundial.

Cronograma De Atividades

AULA
ASSUNTO
DURAÇÃO

PRIMEIRA
- Pesquisa na Internet
- Organização das informações coletadas
- 50 minutos
- 50 minutos
SEGUNDA
- Assistir ao vídeo
- Debate
- 15 minutos
- 30 minutos
TERCEIRA
- Ouvir programa de rádio local
- 30 minutos

QUARTA
- Elaboração das frases
- Gravação das frases em
celular ou dvd.
- 50 minutos
- 30 minutos


Critérios De Avaliação

- Envolvimento e interesse dos alunos nas diversas fases do processo de aprendizagem;
- Participação nas diversas fases do projeto;
- devolutivas durante o debate e elaboração das frases.

Socialização

- Divulgação da pesquisa na escola e para a comunidade escolar em eventos e reuniões.

PROJETO: uso da tecnologia na educação e planos de aula

PROJETO: A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA EM EDUCAÇÃO



1- Introdução


 O uso da tecnologia na educação escolar hoje, já faz parte da metodologia escolar de quase todas as escolas. Essa tecnologia tornou-se um importante meio de estudo e pesquisa, sendo de grande apoio para a ampliação do conhecimento do aluno, tornando o conhecimento de forma agradável adequada ao desenvolvimento individual, e coletivo dos alunos de forma interdisciplinar.

 O propósito de se trabalhar com essa tecnologia é romper com as limitações encontradas pelos alunos do campo. A utilização de software educativo e mídias têm como objetivo introduzir mais conhecimentos de forma rápida e prazerosa aos alunos da Escola do Campo, que são carentes dessa tecnologia. Esses alunos vão explorar esse mecanismo que envolve atividades nas áreas de matemática, história, arte, etc., ou seja, esses alunos ao utilizarem o computador entram em um ambiente multidisciplinar e interdisciplinar. Ao invés de apenas receberem informações, os alunos também constroem conhecimentos,

Sabemos que a participação dos professores, implicará de forma envolvente.

Nesse processo, como um mediador dos alunos no processo de construção e resolução das atividades propostas, incentivando a reflexão e a crítica, permitindo aprendizado de maneira divertida.



2- Problema



        O computador é apenas e tão somente um meio onde desenvolvemos inteligência, flexibilidade, criatividade e inteligências mais críticas. A tecnologia tornou-se um importante meio de estudo e pesquisa para os alunos em diferentes modalidades de ensino da educação, ao utilizarem o computador entram em um ambiente multidisciplinar e interdisciplinar, ou seja, ao invés de apenas receberem informações, os alunos também constroem conhecimentos. E esse meio digital deve ser abrangido a todos os alunos sendo eles do campo ou urbano.



3- Justificativa



Trabalhar a tecnologia com interdisciplinaridade em sala de recurso, que para a realidade da educação do campo isso tem sido um grande desafio para os alunos, onde necessitam de informações e ampliação de seus conhecimentos. A tecnologia como fonte de apoio ao conhecimento só tem a elevar o conhecimento e aprendizagens dos alunos na era digital.

A utilização da tecnologia permite associar uma serie de conteúdos relativos ao ensino na educação. Nesse projeto associando as disciplinas: língua portuguesa, matemática, geografia, história e arte.

Trabalhar com a tecnologia em educação será sempre um ponto de partida para a busca de novos conhecimentos dos alunos.



4- Objetivo geral



Estimular o aprendizagem em fontes de pesquisa na internet, acessando à informação e  ampliação do conhecimento do aluno do campo, inserindo-o na  tecnologia e entretenimento em rede social.





Objetivos - Específicos:




a) Incentivar o uso da internet para a ampliação do conhecimento em cálculos valorizando a cultura regional e entretenimento em rede social;



b) Propiciar aos alunos do campo um aprendizado tecnológico na sala de recurso, Criando hipertextos, e-mail, planilhas, slides, etc.;



c) Trabalhar os conteúdos de forma interdisciplinar e lúdica



d) Ampliar os conhecimento e aprendizagem em tecnologias de recurso.



5- Metodologia



O desenvolvimento desse projeto trabalhará estratégias que abrangem as disciplinas de sala de aula com os recursos da sala de tecnologia. Sendo de extrema importância que os educando verifiquem a interligação entre temas e disciplinas diferentes. Trabalharemos no intuito de reforçar, as ações propostas em sala de tecnologia aos conteúdos relativos trabalhados em sala de aula. Visando a melhoria de aproveitamento escolar do aluno. Esse método de tecnologia educacional permite os avanços metodológicos de acordo com o aproveitamento do aluno.

Antes do início das atividades deverá ser averiguada a sondagem dos conhecimentos básicos de informática que os alunos possuam.  Caso necessitem auxílio desses conhecimentos básicos de informática. Trabalhar em conjunto com a (Monitoria) e tendo em mãos a apostilha com passo a passo para criar: e-mail, impress, hipertexto etc.







6- Cronograma as aulas:

Pesquisa de busca e criação de hipertexto

Tempo: quatro aulas de 50 minutos


Criando e-mails e enviando cálculos da tabuada

Tempo: Cinco aulas de 50 minutos



Bullying Escolar.

Tempo: Quatro aulas de 50 minutos







Referências Bibliográficas:





VALENTE, J. A. O papel do computador no processo ensino-aprendizagem. Boletim do Salto para o Futuro. Série Pedagogia de Projetos e integração de mídias, TV-ESCOLA-SEED-MEC, 2003. Disponível no site: http: www.tvebrasil.com.br/salto.



ALMEIDA, M. E. B. de. Educação, projetos, tecnologia e conhecimento. São Paulo: PROEM, 2002.



Para saber mais sobre e-ProInfo ver site: http://www.eproinfo.mec.gov.br













ANEXO:



PLANEJAMENTO DE AULA COM O USO DA TECNOLOGIA EM EDUCAÇÃO







Plano de aula: Pesquisa de busca de informação e criação de hipertexto








O que o aluno poderá aprender com esta aula?

Em relação ao processo de aprendizagem o aluno está sempre em busca do conhecimento, sendo necessário que ele esteja em contato com as tecnologias aprendendo suas funções, interagindo com o mundo pela internet.



Objetivos gerais:

Estimular a pesquisa na Wikipédia e criação de hipertextos para garantir aos estudantes o acesso à informação e ampliação do seu conhecimento as festas juninas.



Objetivos Específicos:
 

a) Aprofundar os conhecimentos sobre as festas juninas;



b) Analisar e pesquisar elementos apresentados nos vídeos para enriquecimento do conhecimento.


c) Criar hipertextos ampliando os conhecimento e aprendizagem das tecnologias de recurso.


Publico alvo: 4º e 5º ano

Tempo estimado: quatro aulas de 50 minutos

Material necessário:
Texto de apoio ao professor

Vídeos

Computador;

Data show;

Internet.

Desenvolvimento das atividades:



1º momento na sala de tecnologia.

Dispor os alunos em uma roda para que um clima de diálogo seja criado. O professor faz alguns questionamentos às crianças sobre os conhecimentos prévios, sobre as festas juninas que acontece no mês de junho, ou julina se acontecer em julho e Agustina se acontecer no mês de agosto. Se já participaram da dança? Se sabem a origem da dessa cultura? Se vêem as diferenças entre as festas juninas de outros estados para a região onde vive? Etc.



Passar vídeos com imagens de apresentações de dança típicas dessas festas.





2ºmomento:
 Dividir a turma em grupo

 Solicitar que em grupo os alunos pesquisem no site: Wikipédia sobre as festas juninas.

A pesquisa deve ser levantada abrangendo: origem, cultura tarjes, comidas típicas, danças, etc.

Pesquisar também em outros sites de busca de informações sobre as maiores festas juninas existentes e onde existem.



3ºmomento:
Os alunos farão uma produção de texto no editor de texto, sobre os conhecimentos obtidos sobre o tema e relatando as importâncias da tecnologia para o aprendizado obtido e as dificuldades para o acesso.



 Criar hipertextos para o texto. Lembrando que o tema será: Festas juninas.

Explicando os passos para a criação do hipertexto no texto do aluno, sobre o que é "hiperlink" e sua função.

Pedir que salve o texto.



Avaliação:

Avaliar a aprendizagens dos alunos, em todo o contexto, quanto à produção e participação realizada ao longo da seqüência das atividades proposta desenvolvidas.



Plano de aula: Criando e-mails e enviando cálculos da tabuada para os amigos.



O que o aluno poderá aprender com esta aula?



A ampliação do conhecimento sobre os recursos utilizados na tecnologia. A interação com o mundo na rede de forma equilibrada, visando o aprendizado do aluno como pessoa que está inserido nesse meio digital.



Objetivos gerais:

·                    Incentivar o uso da internet para a ampliação do conhecimento em cálculos e entretenimento em rede social.



Objetivos Específicos:
 

·         Estimular o aprendizado de cálculos com recurso da tecnologia;



·         Criar e-mail para interação entre alunos;



·         Desenvolver a capacidade de calculo da tabuada utilizando planilhas; ·.



·         Compartilhar com os colegas o aprendizado obtido na aula de tecnologia.




Publico alvo: 5º ano

Tempo estimado: Cinco aulas de 50 minutos

Material necessário:

Computador;

Data show;

internet.



Desenvolvimento das atividades:



Em roda de conversa questionar se os alunos quem tem e-mail? Se utilizam com freqüência? Para que finalidade

Se os alunos não têm e-mail. Pedir que criem uma conta de e-mail ensinando passo a passo o processo para a criação da conta.

No data show explicar as várias contas existentes de e-mail e as mais utilizadas.

Explicar as funções existentes; ex: Hotmail é muito utilizado para o bate papo no MSN. E Gmail tem muitas outras funções para o melhor aprendizado do aluno, tendo também o bate papo para interação com outras pessoas, etc.

Explicar aos alunos a linguagem usada pelos usuários da internet. Lembrando que a linguagem formal escrita jamais mudará o que mudou foi a linguagem criada pelos usuários da rede por motivos de diminuir os caracteres na escrita.

Obs.: criar uma conta no Gmail e outra no Hotmail.  Adicionar os colegas da sala.

2  - Utilizar a planilha eletrônica para calcular a tabuada;

Explicar aos alunos a abertura da ferramenta;

A criação de plano de fundo,

 Renomear a planilha titulo da Planilha

Explicar a utilização da formula para adição das células. Para obter o resultado da tabuada

Pedir que em grupo façam o calculo na planilha da tabuada do 2 e 5; da tabuada 3 e 6, 4 e 7 usando as formula nas células da planilha: exemplo: A2*C2, onde a célula A2 representa o numero 2 e * representa o sinal de vexes e a célula C2 represente  o numero 1. após digitar a formula e só dar ENTER. Puxe a setinha até o final que os outros resultados aparecerão automaticamente.

         Veja o exemplo: Resolvendo a TABUADA




Após realizar os cálculos salve em uma pasta com nome da atividade. E envie para um colega no Gmail.



Avaliação:

Avaliar os alunos em todo o desenvolvimento das atividades. Verificando a aprendizagem do aluno nas atividades propostas.







Plano de aula: Bullying Escolar.



Objetivos gerais:



- Estimular a cordialidade e o respeito entre os alunos em sala de aula,





Objetivos Específicos:



- Conhecer o conceito de Bullying;

- Explicar as possíveis conseqüências, em termos físicos e psicológicos, do Bullying;

- Como se proteger de situações de violências física ou verbal presentes nas Escolas e em outros espaços.





Publico alvo:  5º ano

Tempo estimado: Quatro aulas de 50 minutos

Material necessário:

Computador;

Internet.





Desenvolvimento das atividades:

Recurso utilizado para essa aula um slide passo a passo sobre como se procederá a aula. Em cada slide um momento da aula.



1º Momento.

Definição: O que é Bullying?

2º Momento

Um link onde abrirá o vídeo de pessoas que sofreram ou sofrem de Bullying.

Bullying  no programa Altas Horas, disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=4Us_X30qEl4  

Matéria sobre Bullying em Altas Horas, disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=GEZdqDX41rQ&feature=related      

3º Momento



 Um questionário sobre os vídeos.

1-     O que mais lhe chamou a atenção nos vídeos?

2-     Em sua opinião quais personagens dos vídeos sofreram Bullying?

3-     Qual foi a reação desses personagens?

4-     O que há em comum nos dois vídeos?

5-     Você conhece alguém que sofreu ou sofre algum tipo de Bullying?



4º Momento

        Dividir a turma em duplas para que realizem a atividade de cruzadinha com a palavra VIOLÊNCIA. Está estará disponível no slide para completarem. As palavras que completam a cruzadinha são:  vergonha, apelidos, simbólica, Bullying, violência, dominação, combater, humilhação, velada.

     1)                          V __  __  __  __  __  __ __

     2)  __  __  __  __   I  __  __  __

     3)  __  __  __   __ O __  __  __  __

     4)        __  __   __ L __  __  __  __  

     5)  __  __  __  __  Ê __  __  __  __

     6) __  __  __  __   N __  __  __  __ 

     7)                          C __  __  __  __  __  __  __

     8)    __   __   __    I __  __  __  __  __  __

     9)      __  __  __   A __  __  

         No entanto essa não será  uma cruzadinha comum. Os alunos terão algumas palavras disponíveis para procurar e preencher a cruzadinha. Após essa etapa, caberá aos alunos construir os enunciados para cada palavra encaixada na cruzadinha. Para auxiliar os alunos nessa tarefa, acesse o endereço abaixo que orienta sobre como construir cruzadinhas. No site disponível explica como fazer a cruzadinha no Word, mas esta cruzadinha terá que ser feita no impress. 

"Como criar uma cruzadinha?", disponível em: http://vanusaviana.blogspot.com/2008/04/como-criar-uma-cruzadinha.html  

       Após o preenchimento da cruzadinha, os alunos deverão construir os enunciados das palavras, como por exemplo:

1) As pessoas que recebem apelidos podem sentir...(vergonha)

Assim, os alunos dão continuidade à tarefa e constroem todos os enunciados até o número 9 (nove).

      Após a realização da cruzadinha, explorar com os alunos: Vocês tiveram dificuldade nessa tarefa? Na sua percepção as palavras encontradas estão diretamente relacionadas ao tema trabalhado nessa aula? O que vocês aprenderam a partir dessa atividade?

AVALIAÇÃO:

      Professora pergunta aos alunos sobre os sentimentos mobilizados durante essa aula e procure identificar se lidaram com seriedade mediante o tema. Solicite que produzam um texto contendo informações sobre como as pessoas devem agir para se protegeram da violência muito presente na atualidade.